Fonte: G1 Grande Minas
O terceiro detento que fugiu da Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá foi recapturado nesse domingo (27). Deivson Oliveira Santos, de 27 anos, tentou furtar uma moto na zona rural de Ninheira, e foi amarrado pelos moradores. A fuga foi em setembro deste ano e os outros dois detentos já foram recapturados. Os presos serraram grades das celas, quebraram uma concertina e usaram uma corda improvisada, conhecida como tereza, para fugir.
Fugitivo foi recapturado na zona rural de Ninheira — Foto: Divulgação/Polícia Militar
De acordo com informações da Polícia Militar, Deivson Oliveira Santos invadiu uma casa no Povoado de Vereda do Paraíso para furtar a moto usando uma chave micha. Uma vizinha percebeu o crime e gritou. “O proprietário saiu e correu atrás do criminoso com outros moradores. Ele se escondeu em um matagal e foi cercado pela população, que conseguiu amarrá-lo com cordas até a chegada da polícia”, explicou o soldado, Rodrigo Faltonery Silva.
Fuga foi em setembro deste ano e os outros dois detentos já foram recapturados; Deivson Oliveira Santos, de 27 anos, foi encontrado no Povoado de Vereda do Paraíso
No momento da prisão, ele contou à polícia que após fugir da penitenciária de Francisco Sá caminhou até a cidade de Grão Mogol, e depois começou a pegar carona com caminhoneiros até um distrito de Cândido Sales (BA), onde estava escondido.
“Esse distrito fica a cerca de 15 km do Povoado de Vereda do Paraíso e o homem confessou que veio a pé com intuito de furtar uma moto para continuar a fuga”, explicou o soldado.
Deivson Oliveira Santos foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Taiobeiras.
Penas
De acordo com o sistema de registros do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Deivison Oliveira Santos cumpria pena por tráfico de drogas e latrocínio, quando se mata com intenção de roubar alguém.
Ele já havia conseguido escapar de uma cadeia do Norte de Minas pelo menos outras três vezes. Em 2016, o G1 fez uma reportagem sobre a terceira recaptura de Deivison Santos, que havia escapado da Cadeia Pública de Rio Pardo de Minas. Na época, ele foi encontrado em uma fazenda na zona rural do município, depois de ter sido visto pegando carona na rodovia LMG- 631, estrada que liga Rio Pardo à Taiobeiras.
Fuga
Os três detentos fugiram da Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá no dia 2 de setembro. Na época, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública informou que os agentes verificaram durante a madrugada que uma grade de acesso a um dos pavilhões estava retorcida e uma concertina danificada.
Durante a ronda no entorno da unidade, os agentes constataram que os detentos usaram uma tereza, que é uma corda improvisada, na fuga. As grades que dão acesso ao pátio de banho de sol também foram serradas.
Jan Gomes de Souza, de 31 anos, e Warley Miranda de Oliveira, de 33, foram recapturados um dia após a fuga nas proximidades da BR-251.
Segundo as informações da PM, as equipes foram até o KM 476 da rodovia, depois de receberem denúncias anônimas de que dois homens suspeitos estariam no local. Ao perceberem que iriam ser abordados, eles fugiram, Jan Gomes foi alcançado e preso. Warley de Oliveira correu, caiu de barranco e fugiu em direção a um matagal; ele foi recapturado após buscas. Os dois foram levados novamente para uma unidade prisional.