Fonte: MG1 e G1 Triângulo e Alto Paranaíba
Aeroporto Municipal Pedro Pereira dos Santos em Patos de Minas foi interditado nesta quarta-feira (19) pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA) da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo a instituição, o aeródromo permanece fechado até dia 28 de maio, devido a uma violação no Plano Básico de Zona de Proteção.
O DCEA estabeleceu um período para regularização dos problemas no local. Contudo, o prazo expirou e por isso o aeroporto foi fechado. Segundo o departamento, a interdição do aeródromo foi divulgada no dia 6 de maio deste ano.
Local foi interditado nesta quarta-feira (19) e permanece assim até dia 28 de maio, segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA). Prefeitura informou medidas para normalizar a situação.
Embora o aeroporto de Patos de Minas não tenha voos regulares comerciais, ele tem sido fundamental para a chegada de aeronaves com vacinas contra a Covid-19, além de transportes de pacientes.
Violação da zona de proteção
De acordo com o DCEA, um dos problemas no aeroporto de Patos de Minas é com uma árvore da espécie pau-de-óleo em uma área particular próxima à cabeceira da pista. Além disso, há problemas com árvores de eucaliptos e uma caixa de água que fica próxima à lateral da cerca pista (imagem abaixo).
Nesta terça-feira (18), a Prefeitura de Patos de Minas cortou a árvore pau-de-óleo (imagem acima), cuja espécie é protegida por lei, após conseguir uma liminar na Justiça que autorizou a derrubada . Essa situação vinha se arrastando desde 2018 porque a árvore estava em uma fazenda particular que está em processo de inventário e a família não permitia a retirada.
Em nota, a Prefeitura de Patos de Minas informou que o Plano Básico de Zoneamento e Proteção Aeroportuária já está em processo de finalização para ser protocolado o mais breve possível no órgão competente para normalizar as operações na cidade.
O Município ainda ressaltou que a interdição é momentânea e não impede voos em caráter de urgência e emergência, por exemplo os aeromédicos.
“A administração municipal não só zela pela devida manutenção do Aeroporto Pedro Pereira dos Santos, como trabalha para que o local seja uma das vertentes do desenvolvimento de Patos de Minas, com voos frequentes para cidades de grande porte”, afirmou a Prefeitura na nota.