Aulas presenciais são retomadas na rede municipal em Unaí e Curvelo a partir desta segunda (9).

Fonte: G1 Grande Minas

As aulas presenciais na rede municipal de ensino foram retomadas nesta segunda-feira (9) em Unaí e Curvelo.

Nos dois municípios, o retorno é facultativo, ou seja, dependerá da decisão de cada um dos pais. Por isso, o modelo adotado será híbrido, com a manutenção do ensino remoto.

Em Unaí, nesse primeiro momento alunos do ensino infantil e fundamental 1 e 2 voltaram às aulas. Os estudantes deverão comparecer de forma alternada, revezando os dias conforme os números das matrículas.

Nos dois municípios, o retorno é facultativo, ou seja, dependerá da decisão de cada um dos pais. Por isso, o modelo adotado será híbrido, com a manutenção do ensino remoto.

Entre as medidas impostas para o retorno previstas no decreto 5.597, estão a obrigatoriedade de um funcionário na entrada para fazer uma triagem dos alunos, álcool em gel, aferição da temperatura de profissionais e alunos e o distanciamento entre os estudantes. Estão proibidas a realização de jogos, festas, reuniões, comemorações e atividades coletivas.

“Estabelecemos a volta às aulas com muito critério e a expectativa é de que a gente volte gradativamente fazendo uma experiência com o ensino presencial. Inicialmente, estamos começando com as escolas da zona urbana, é um teste para ver como será o desenvolvimento, até porque o transporte escolar precisa passar por um treinamento, que já estamos fazendo”, explicou o secretário de Educação, Geraldo Magela, em entrevista ao Inter TV Notícia.

Em Curvelo, na região Central de Minas, as aulas foram retomadas para alunos de creches com mais de três anos, do 1º e 2º período da educação infantil e alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Segundo o secretário municipal de Educação, Alessandro Soares, as escolas estão preparadas para receber os estudantes seguindo todas as medidas de prevenção à Covid-19.

“Nós acompanhamos como foi o retorno em outras cidades e também preconizamos o que o Minas Consciente traz como mais seguro para o retorno das atividades presenciais. Então, privamos pelo máximo de cautela possível, preservando o distanciamento dentro de sala de aula, uso de álcool em gel, professores com protetor facial, toucas e luvas”.

Alunos voltaram às aulas nesta segunda em Curvelo — Foto: Lorena Lemos/ Inter TV
Alunos voltaram às aulas nesta segunda em Curvelo — Foto: Lorena Lemos/ Inter TV

O secretário destacou também os profissionais da educação foram capacitados para um retorno seguro.

“Trouxemos profissionais para poder cuidar tanto da segurança psicológica dos nossos educadores, como também da segurança física. Tivemos palestras com um médico infectologista, uma psicopedagoga, um técnico em segurança do trabalho e também com o secretário municipal de Saúde. Nossa intenção foi que pudéssemos cuidar de nós mesmos para que possamos cuidar dos outros, no caso os alunos que retornarão”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *