AUXILIARES DE SERVIÇOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA VÃO PARALIZAR SUAS ATIVIDADES EM PROTESTO AOS BAIXOS SALÁRIOS

Foto: Área interna da Escola E. Zinha Meira, cuidada pelos auxiliares de serviços básicos

Antônio Célio

Na próxima sexta-feira (21 de março), está programada uma manifestação pelas Auxiliares de Serviço da Educação Básica (ASBs), a partir das 10:00hs, no pátio da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte (MG). Na agenda, uma paralisação da categoria, que inclui cantineiras e de limpeza.

O movimento conta com apoio do Sind-Ute/MG e reivindica junto ao governo do estado o pagamento acima do Salário Mínimo, reconhecimento dos direitos previdenciários e pagamento do adicional de insalubridade.

Uma caravana de servidores e coordenadores das sub-sedes do Sind-Ute do Norte de Minas, inclusive de Bocaiuva, vai a capital reforçar o movimento.

Segundo informou à Clube 91,5 FM, a coordenadora do Sind-Ute, local, Lydiane Rosa, “os auxilares de serviços da educação se dedicam para garantir a organização dos espaços escolares e alimentação dos alunos, no entanto, encontram condições precárias e injustiças salariais”.

Atualmente o vencimento básico de uma auxiliar é 1 mil 466 reais e 58 centavos.

O Sind-UTE/MG informou que já enviou vários ofícios e solicitações ao governo do Estado sobre os impactos e necessidade de correção dos salários, pagamento de adicional de insalubridade e direitos previdenciários das Auxiliares de Serviço na Educação Básica, mas todos os esforços foram ignorados.

Mais detalhes, inclusive com a íntegra da entrevista com a coordenadora do Sind-Ute de Bocaiuva, no Jornal da Clube ao meio-dia, desta terça-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *