Entre os 6 municípios com maior incidência de arboviroses do norte de Minas 4 são da microrregião de Bocaiuva
Repórter Antônio Célio
Bocaiuva (MG) é o 2º colocado no ranking de municípios do Norte de Minas Gerais que apresentam alta incidência de casos notificados de dengue, chikungunya e zika vírus.
Foram 1.690,39 por cada grupo de 100 mil habitantes, conforme dados divulgado, nesta quinta-feira (21 de dezembro), pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros (MG).
O secretário Municipal de Saúde, de Bocaiuva, Renato Teixeira (foto), disse que “o município vem acompanhando a situação epidemiológica tanto do nosso município quanto nas outras cidades do Norte de Minas e do Brasil”.
Desde setembro, de acordo com Teixeira, que a Prefeitura vem fazendo a limpeza de pontos que acumulam entulhos e lixo, como na região do Museu da Estação Ferroviária, e que para reduzir os riscos de arbovirores é necessário a participação da população.
E disse também que o bloqueio vem sendo feito na cidade e nos distritos, como Engenheiro Dolabela, Alto Belo, Sentinela, Terra Branca, Camilo Prates, Machados e Pedregulho.
A primeira cidade na lista é Glaucilândia, com 1.888,57, considerando o fator de incidência. Em 3º Guaraciama, com 1.198,80 por cada grupo de 100 mil habitantes; em 4º São João da Lagoa, com 828,45; em 5º, Olhos d’Àgua, com 640,72, e, em 6º, Engenheiro Navarro, com 483,43. Ou seja, das 6 cidades com maiores casos, 4 são da microrregião de Bocaiuva.
Em Guaraciama (MG), o Secretário Municipal de Saúde, Eron Santos (foto), também explicou que o município têm feito as ações rotineiras no combate ao mosquito Aedes agypti, em forma, de UBV costal e mantendo os agentes nas áreas infestadas.