Ana Paula Neres e Cristiane Valle, em foto ao lado, do repórter Antônio Célio
Clube 91,5 FM
Diante do pagamento da primeira parcela do 13º salário, feito nesta sexta-feira (30 de novembro), a reportagem da Clube 91,5 FM, de Bocaiuva, ouviu de trabalhadores a expressividade deste abono.
O gasto com a ceia de Natal, compra de presentes e, pagamento de dívidas foram expressados entre os entrevistados.
A gari Juciléia disse que “só o pagamento não é suficiente, e o 13º vem na hora certa, na quitação de dívidas, compra de presentes e para usar na ceia de Natal”.
A representante comercial Sabrina Rodrigues ressaltou que “esse abono é importante para aquecer a economia, sendo um ciclo, no qual a pessoa compra no comércio, e, este contrata pessoas”.
Ana Paula Neres Durães ressaltou que o 13º é “um direito do trabalhador e traz aquele conforto financeiro para as pessoas, na celebração de festas de fim de ano”.
O 13º salário é uma bonificação trabalhista obrigatória, concedida a todos os trabalhadores contratados sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
De acordo com a lei que o instituiu, o 13º salário deve ser proporcional ao número de meses em que o trabalhador teve registro ao longo do ano. Trabalhar por pelo menos 15 dias já conta no cálculo.
Assim, o salário que o trabalhador recebe é dividido por 12 (quantidade de meses no ano) e o resultado é multiplicado pelo número de meses trabalhados do ano.
A segunda e última parcela tem que ser paga até o dia 20 de dezembro.