Os bombeiros do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Montes Claros, atendeu a 12 ocorrências de incêndio em vegetação em seis cidades do Norte de Minas, nesse sábado (18).
Montes Claros
Na principal cidade da região, foram recebidos seis chamados. As ocorrências foram registradas na zona rural de Coração de Jesus e nos bairros João Botelho, Distrito Industrial, Interlagos e Parque Verde.
Bocaiúva
No município de Bocaiúva, um incêndio começou em uma propriedade às margens do rio Guavinipan e se alastrou, atingindo uma fazenda. Em um primeiro momento, os militares fizeram um reconhecimento do local.
Os chamados foram atendidos em seis cidades da região: Montes Claros, Bocaiúva, Brasília de Minas, Januária, Janaúba e Salinas. Algumas ocorrências foram retomadas neste domingo (19).
Posteriormente, com uso de mochila costal, baldes, dois caminhões-pipa e com ajuda de funcionários e proprietários da fazenda, foi feito o combate às chamas que se distribuíram em meio à vegetação de mata ciliar e cerrado. Segundo os bombeiros, a área queimada foi de, aproximadamente, três hectares.
Brasília de Minas
Um incêndio foi registrado às margens da rodovia MG-202, na zona rural de Brasília de Minas. Após contato com o secretário de Obras do município, foram disponibilizados dois caminhões-pipa, uma pá carregadeira e uma patrol.
Além disso, os bombeiros ainda contaram com apoio de 18 brigadistas de uma empresa privada. Após avaliação do cenário, foram realizadas várias ações preventivas de sinalização e interdição da rodovia por cerca de 30 minutos, com o objetivo de evitar acidentes.
Segundo o Corpo de Bombeiros, também foram feitos aceiros, combate direto com uso de bombas costais, abafadores, sopradores e água. As chamas foram controladas parcialmente, inclusive os focos que ofereciam riscos aos moradores do povo de Santa Tereza e Campo Velho.
Os trabalhos foram retomados na manhã deste domingo (19).
Janaúba
Dois incêndios foram registrados no município de Janaúba. Nesse sábado, militares conseguiram combater as chamas e fazer o controle. Ao longo do dia, foram realizadas atividades de monitoramento para evitar o surgimento de novos focos.
Na região da Gameleira, foram atendidas demandas de incêndio pelos militares. Na área, também foram feitos trabalhos de monitoramento para evitar novas chamas.
Januária
Um incêndio foi registrado na Cabeira do Tejuco, zona rural de Januária. O fogo atingiu uma vegetação de cerrado, apresentando vários focos. Dois deles estão presentes na APA Pandeiros. Nesse sábado, foram realizados combates direto e indireto, além de aceiros.
Os trabalhos foram encerrados ao anoitecer e foram retomados neste domingo.
Salinas
Duas ocorrências de incêndio foram registradas no município de Salinas. Os locais ficam em área limítrofe entre zona urbana e rural. Segundo os bombeiros, o fogo atingiu um hectare de capim e vegetação de pequeno porte.
Durante o trabalho, foram utilizados abafadores, soprador, mochila costal e enxada para realização de aceiro.