A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu cargas de carvão vegetal, que estavam sendo transportadas em cinco caminhões, durante operação Alferes Tiradentes, em Lagoa dos Patos e Januária, no Norte de Minas.
Segundo a polícia, no primeiro município, foram apreendidos 280 m³ de carvão em quatro caminhões. Os motoristas foram presos e oito autos de infração foram lavrados. A ocorrência foi registrada no KM 10 da LMG-674.
A PM informou que os condutores apresentaram documentação dizendo que estavam transportando carvão de origem exótica, porém, a vistoria mostrou que o carvão era de de origem nativo. Os envolvidos assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), foram liberados e deverão se apresentar à Justiça posteriormente.
Apreensões fora feitas durante a operação Alferes Tiradentes, em Lagoa dos Patos e Januária.
Já em Januária, outra carga de carvão foi apreendida em um veículo abandonado no KM 11 da LMG 605. A suspeita é que o motorista fugiu, uma vez que não tinha os documentos exigidos para fazer o transporte. Um auto de infração foi emitido.
Ainda durante a operação, que é realizada em razão dos 246 anos da PMMG, os policiais apreenderam uma espingarda polveira e materiais de recarga escondidos em um acampamento. A ocorrência foi registrada no povoado de Pedra Preta, em Manga, e ninguém foi preso.
Também foram apreendidas uma motocicleta e duas armas, nas comunidades Araruba e Canabraval, em São João da Ponte.
De acordo com a PM, o veículo é produto de furto/roubo e apresentava chassi e numeração do motor adulteradas. Já as armas, foram dispensadas por um homem que fugiu da polícia, em uma estrada de terra.