Cemig faz abertura parcial das comportas da Usina de Três Marias; última vez que isso ocorreu foi em janeiro de 2012

Fonte: G1 Grande Minas

A Cemig informou que está fazendo a abertura parcial das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias (MG) nesta sexta-feira (28). A medida foi tomada devido às fortes chuvas registradas no período de carnaval. A última vez que isso ocorreu foi em janeiro de 2012.

A operação deve ser mantida pelos próximos 15 dias e está sendo divulgada para que eventuais problemas relacionados às inundações possam ser evitados. O reservatório está com de 88,6% da capacidade e fica no Rio São Francisco.

“O vertimento é necessário para evitar que se atinja o limite de armazenamento, quando seria obrigatório o repasse de toda a água recebida pelo reservatório, o que poderia causar transtornos e inundações para as comunidades ribeirinhas”, afirmou a Cemig em nota.

A Companhia destacou que a gestão do armazenamento da Usina de Três Marias é feita em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além de contar ainda com a contribuição dos agentes representantes dos Estados e usuários da bacia hidrográfica.

“Desde o dia 18 de fevereiro, antes do período do carnaval, a vazão da usina já vinha sendo aumentada gradualmente por meio da geração de energia, chegando a 670 m³/s de vazão nessa quinta-feira (27/2). Atualmente, o reservatório apresenta um armazenamento de 88,6%, porém vale ressaltar que a Usina Três Marias tem evitado eventos críticos para as populações do Rio São Francisco, utilizando sua capacidade de ‘segurar’ vazões muito superiores às que está liberando”.

Medida foi tomada devido às fortes chuvas registradas no carnaval. Operação deve ser mantida por 15 dias e está sendo divulgada para que eventuais problemas relacionados às inundações possam ser evitados. Reservatório está com de 88,6% da capacidade.

Sobre a capacidade de “segurar” vazões, a Cemig usou o exemplo vivenciado em 26 de janeiro. Nesse dia, foram liberados 300 m³/s do reservatório de Três Marias, que representavam menos de 6% dos 5 mil m³/s recebidos. Caso houvesse uma liberação maior, as cidades a jusante, que já estavam sendo atingidas por chuvas intensas, estariam sujeitas aos efeitos da inundação.

“Nesta sexta-feira, o vertimento máximo pelas comportas será de 840 m³/s, que, somado à vazão que passa pelas máquinas de geração, totaliza cerca de 1.500 m³/s. Historicamente, tal vazão nunca causou nenhum problema de inundação para as regiões a jusante da Usina Três Marias”, ponderou a Cemig.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *