Repórter Antônio Célio
Na manhã desta sexta-feira (22 de dezembro), aconteceu uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS), de Bocaiuva (MG).
O evento ocorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Praça do Sindicato, no Bairro Pernambuco.
Na pauta, as discussões sobre as demandas das comunidades, seguro safra e, ainda, os procedimentos para uso de tratores pelos agricultores familiares. Ainda, debates sobre os programas e projetos para 2024.
Também foi feita pelo presidente do CMDRS, vereador Odair Sorrizo, a prestação de contas do órgão no exercício de 2023.
Na ocasião, além do presidente do CMDRS, participaram o Secretário Municipal de Agricultura, Rogério Pires (Có), o Superintendente da Conab, de Bocaiuva, Anderson “Tico do Paraterra”, e os representantes da Emater, dos núcleos rurais do município, e demais produtores rurais.
Có disse que “essa reunião é muito importante porque traz as demandas das comunidades, e, assim, proporciona aos produtores os incentivos públicos”.
A extensionista da Emater de Bocaiuva, Fernanda, destacou a nossa reportagem sobre a participação da empresa de extensão neste processo de melhorias da vida do homem do campo, com auxílio de tecnologias para melhoramento da produtividade, seja na agricultura e ou na pecuária.
Representante do núcleo de Terra Branca no CMDRS, o vereador Ramon Moraes também ressaltou a importância em contribuir com os pequenos produtores, principalmente, aqueles que sofreram perdas das lavouras por causa da estiagem. De acordo com ele, as lavouras daquela região tiveram perdas em quase totalidade, ou seja, próximo de 100% do plantio.