O secretário-adjunto Valtinho (foto) diz que mais de 80 mil hectares integram o projeto
Foto: Rádio Clube
Repórter Antônio Célio
Em reunião, na tarde desta terça-feira (7 de maio), na Associação da Comunidade de Palmital, na zona rural de Bocaiuva, representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), se reuniram com moradores daquele núcleo comunitário, para discutir a elaboração do projeto de recuperação hidroambiental e terraceamento da bacia do rio Guavinipan.
Participaram do encontro, o coordenador técnico da TPF Engenharia, Fábio Luciano Prates; o secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, José Válter Alves; Iran Leite e José Carlos, pela Emater, Soliene e Marney Paulino; da Secretaria de Meio Ambiente e Codema, repectivamente.
José Válter informou que “o compromisso é voltar é colocar água no rio Guarinipan”, esse é o objetivo deste projeto, que vai atingir mais de 80 mil hectares.
A TPF Engenharia, de Montes Claros, foi contratada pela Codevasf para realizar os estudos e a elaboração do projeto. Prates destacou a reportagem da Clube 91,5 FM que o primeiro passo do processo é a mobilização, com anuência, dos proprietários de terras do entorno da bacia do Guavinipan e seus afluentes.
Em seguida, de acordo com ele, será feito o cadastro das famílias interessadas em conseguir, gratuitamente, as barraginhas e o terraceamento em nível para filtração da água no solo, acarretando na recarga do lençol freático.
Essas são medidas de intervenções para revitalização da bacia do rio Guavinipan, que nasce na comunidade de Cabeceira de Curral de Varas, no município de Bocaiuva, e, percorre os municípios de Engenheiro Navarro e Francisco Dumont, até desaguar no rio Jequitaí.