Fonte: Clube 91,5 FM
Nesta terça-feira (28), ocorreu a Noite Literária do 36º do Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha –Festivale – em Serro (MG).
O poema vencedor foi “Plantio Poético ” da professora e poetisa Jucilene Veira, de Bocaiuva (MG). Houve participação de poetas tanto de Minas Gerais quanto de outros estados, como de São Paulo, Bahia e do Pará.
A premiação foi muito comemorada por Jucilene que a dedicou aos seus alunos, em especial, a José Djalma Neto, que também se classificou entre os dez melhores com o poema “Tijuco”.
Neto também brilhou no concurso, emocionando o público presente com uma letra que memorizou as vítimas das tragédias das barragens de Mariana e Brumadinho.
Jucilene, em entrevista a Clube 91,5 FM, ressaltou que a poesia faz parte do seu cotidiano e a conquista do concurso é o reconhecimento e a materialização dessa dedicação.
O também bocaiuvense Guilherme Aquino foi outro que se destacou no evento, conquistando o primeiro lugar como intérprete.
Festivale segue até domingo
O Festivale seguirá até o próximo domingo. O evento, organizado pela Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha, reúne anualmente artistas, cantores, atores, poetas, folcloristas e inúmeros integrantes da cultura regional.
O festival consta de feiras de artesanato, danças folclóricas, cursos, oficinas de teatro, artes plásticas, músicas, teatro e concurso literário.
Também haverá apresentações de grupos de catopês, como o terno do Divino Espírito Santo, de Bocaiuva, que confirmou participação no evento no próximo sábado. A apresentação dos folcloristas está marcada para às 15 h.
Os produtos da ABA – Associação Bocaiuvense dos Artesãos, considerados dos mais atraentes do Estado também serão mostrados durante o evento em Serro.