Três hospitais de Montes Claros estão com os prontos-socorros lotados nesta terça-feira (20). As assessorias de comunicação das unidades de saúde divulgaram notas informando que a situação não está relacionada com a Covid-19.
Com o aumento substancial da demanda, foi preciso acionar o plano de contingência que, resumidamente, é um conjunto de ações para ajudar a contornar um problema.
Santa Casa
A Santa Casa, maior hospital da região, informou que está atendendo apenas casos de referência exclusiva e/ou emergência. A instituição presta serviços de alta complexidade para uma população aproximada de dois milhões de habitantes das regiões Norte, Vale do Mucuri e Jequitinhonha.
Assessorias de comunicação das unidades de saúde divulgaram notas informando que a situação não está relacionada com a Covid-19.
“Até 12h de hoje (20/07/2021), havia 57 pacientes internados em macas no Pronto Socorro, Bloco Cirúrgico e Centro de Diagnóstico e Terapia Endovascular aguardando vaga em leito de enfermaria e/ou terapia intensiva.”
Hospital Universitário Clemente de Faria
O HUCF destacou, por meio de nota, que “chegou sua capacidade máxima dos leitos clínicos, cirúrgicos, obstétricos e de terapia intensiva”. Em função disso, está atendendo apenas os casos de emergência e referência.
Nesta terça, 20 pacientes aguardam vaga de internação no pronto-socorro.
Hospital Aroldo Tourinho
O Hospital Aroldo também emitiu nota destacando que está atendendo exclusivamente os casos nos quais há risco iminente à vida.
“Dessa forma, continua acionado o Plano de Contingência Interno para garantir atenção aos pacientes que já se encontram sob cuidados do hospital e, temporariamente, estão suspensos atendimentos de clínica médica e cardiologia no Pronto-Socorro.”
A unidade de saúde informou que o atendimento será restabelecido assim que for possível. Os demais serviços continuam sendo oferecidos.