Fonte: Clube 91,5 FM
Desde março deste ano, o Instituto de Gestão de Políticas Sociais (G-Sois) vem ministrando uma capacitação sobre coleta seletiva para associados da Ascaboc – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bocaiuva, através da parceria com a prefeitura local.
O curso terminou nesta sexta-feira (22). Durante a capacitação, foram mostradas experiências exitosas realizadas em outras cidades.
Os treinamentos integram o projeto de reestruturação da Coleta Seletiva em Bocaiuva, segundo o Presidente da Ascaboc, Fernando de Moura Lopes.
Em entrevista a Clube 91,5 FM, ele destacou a importância do curso, bem como, a participação da população na separação por tipologia, ou seja, diferenciando o que é reaproveitável, como garrafas pets, de outro material não reciclável.
Conforme Júlio César, integrante da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, a Coleta Seletiva já é feita na cidade há algum tempo, mas, ainda de forma precária.
A proposta com a realização desta capacitação, segundo ele, é de que o sistema funcione de forma mais adequada e qualificada.
César disse ainda que a prefeitura local visa ampliar o raio de alcance desses serviços, com atuação parceira com a Ascaboc e a população.
Parcerias
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMMA), por meio da secretária Flávia Avellar (foto acima com a prefeita Marisa Alves), vem trabalhando para melhorias na Coleta Seletiva da cidade, que, é feita em parceria com a Ascaboc – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Bocaiuva (MG).
Através do Governo estadual, por intermédio do Instituto de Gestão de Políticas Sociais – G-Sois-, com sede em Belo Horizonte (MG), está sendo feito um trabalho de reestruturação da coleta seletiva.
Um levantamento está sendo feito pela G-Sois e prefeitura, a fim de envolver a população na integração deste projeto, com a separação dos recicláveis para que a coleta seja feita pela associação.
Para isso, vai ser equacionado um trabalho educativo e informativo junto aos moradores. Quanto aos materiais recolhidos serão encaminhados ao galpão da Ascaboc onde serão triados, enfardados e comercializados pela própria associação.