Após reunião do comitê de enfrentamento da Covid-19 nesta quinta-feira (26), em Montes Claros, a prefeitura informou que a fiscalização das medidas de proteção contra a propagação do vírus irão se intensificar na cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a situação epidemiológica da cidade permanece com uma queda da média móvel, mas as medidas de intensificação servirão como prevenção a um possível agravamento da taxa de contágio do coronavírus entre a população.
“Vamos ter uma intensificação da fiscalização, como, também, ações de conscientização da população para necessidade do cumprimento do decreto e das medidas de proteção”, disse a secretária de Saúde, Dulce Pimenta.
Ainda segundo a secretária, a taxa de contágio na cidade é alta, porém a taxa de letalidade e mortalidade é pequena.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é prevenir uma possibilidade do agravamento da doença na cidade.
“É a menor taxa entre os nove municípios com a população acima de 200 mil habitantes, em Minas Gerais. A leitura que se faz é a qualidade da rede de assistência (médica). Nós não tivemos nenhum óbito por Covid-19 por falta de assistência para o tratamento”, afirmou.
Para que os níveis de letalidade e mortalidade e a taxa de contágio não cresçam, a secretária apela para que a população se conscientize com os riscos da pandemia.
“É importante uma participação ativa da população. É importante que a gente atente a isso, principalmente, neste período natalino, visto que a intensificação do comércio é histórica”, finalizou.