Fonte: G1 Centro-Oeste de Minas
O Ministério da Saúde autorizou o uso de leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para atendimento a pacientes de Covid-19 no Hospital de Campanha, em Divinópolis. O valor do repasse será de R$ 287.232 para 20 leitos.
O Suporte Ventilatório Pulmonar é voltado para pacientes de Covid-19 que não evoluíram para estado grave, mas que necessitam de suporte de oxigênio.
Ao todo, segundo a portaria no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (17), serão disponibilizados aos Estados e Municípios mais de R$ 2,8 milhões para 197 leitos.
Serão 20 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar, que são direcionados para pacientes que não evoluíram para casos graves da doença, mas precisam de suporte de oxigênio.
O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Divinópolis para saber se são leitos novos ou renovação de leitos existentes, mas até a última atualização desta matéria não teve retorno.
Pedido e transferência
De acordo com o Ministério da Saúde, a solicitação para o custeio dos leitos Covid-19 é feita pelas secretarias estaduais e municipais de saúde.
A transferência será feita pelo Fundo Nacional de Saúde adotará aos Fundos Estaduais e Municipais de Saúde, mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.
Os critérios são objetivos e entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação.