Um jacaré taxidermizado usando chapéu, segurando uma faca e uma pequena vara de pescar foi apreendido em uma fazenda na zona rural de Araguari, na quinta-feira (13). Além do animal silvestre, no local também foram encontrados duas armas, sete munições e redes de pesca irregulares. O produtor rural responsável pelo material foi detido.
O caso foi registrado pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) a partir do cumprimento de um mandado de busca e apreensão.
Sargento da PM de Meio Ambiente explicou que manter animal silvestre é crime ambiental, esteja taxidermizado ou não. Produtor rural de Araguari recebeu multa de R$ 46 mil.
O produtor rural foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e encaminhado para a delegacia de Polícia Civil. Ele também foi multado em R$ 46 mil por conta das apreensões do animal empalhado e das redes.
Em relação ao jacaré, o sargento da PMMA, Eduardo Venâncio, afirmou ao g1que a infração ambiental cometida não se refere à taxidermia em si, mas, sim, ao fato de que o produtor rural tinha um animal silvestre morto em casa sem autorização.
“Manter animal silvestre é crime ambiental, taxidermizado ou não. Ter partes do animal sem autorização, como couro de onça, cabeças de bichos, também é crime ambiental”, explicou.
Jacaré taxidermizado e outros materiais são apreendidos em fazenda de Araguari