Repórter Antônio Célio
Pelo menos 12 cidades da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros(MG) já decretaram situação de emergência por conta da dengue, chikungunya e zika. Entre elas, Bocaiuva.
Na prática, os decretos dos municípios autorizam a dispensa de licitação para compras de bens e serviços destinados à emergência, contratação de profissionais para o sistema de saúde e ampliação da carga horária dos contratos vigentes.
Seguindo orientação do Governo do Estado, a Superintendência Regional de Saúde recomendou aos municípios de sua área a promover mutirões contra a dengue.
Em Montes Claros, nesta semana, a Câmara Municipal aprovou requerimento do vereador Rodrigo Cadeirante, no qual cobra do poder público ações mais efetivas contra as endemias, principalmente, no atendimento nas UBS, como a Unidade Chiquinho Guimarães, onde o atendimento é insuficiente para os pacientes com Dengue.
Entre as reivindicações, a contratação de mais profissionais de saúde.
Bocaiuva com atividades de limpeza contra focos do Aedes
Já em Bocaiuva (MG), a Vigilância em Saúde ampliou as atividades contra essas endemias, como o mutirão de limpeza, realizado ontem na área central da cidade.
Foram recolhidas toneladas de materiais inúteis e que acumulam água, como pneus, copos e sacos plásticos, dentre outros.
Os trabalhos contaram com funcionários da Vigilância em Saúde, setor coordenado por Fabrício Gonçalves (foto) e as secretarias de Obras e Serviços de Limpeza Urbana, assim como a Defesa Civil.
Na sexta-feira (23), será realizada,às 8h30, na Uaitec, Rua Florinda Pires, no centro, uma reunião ordinária com os membros do Comitê de Acompanhamento e Assessoramento de Combate à Dengue. Oportunamente, será apresentado o atual cenário epidemiológico da cidade.