Antônio Célio
Sem grandes intercorrências o cenário de Bocaiuva (MG), depois de um volume considerável de chuva, na madrugada desta quarta-feira (1º de novembro). A informação é do coordenador da Defesa Civil (DF) do Município, Antônio Vieira (foto/arquivo pessoal), em entrevista a Clube 91,5 FM.
Ele discorreu que “as chuvas que caíram entre quinta (27) e sexta-feira (28), e a da madrugada de hoje (1º de novembro), em Bocaiuva, foram com menor intensidade que as de outras cidades, como Montes Claros (onde houve estragos).”
Na zona rural, conforme Tony Vieira, as estradas (aquelas principais, que absorvem o transporte escolar e de veículos de carga) estão em boas condições.
Já outras, que apresentam as chamadas “costelas”, o setor de obras da Prefeitura vai iniciar a recuperação a partir de segunda-feira (6 de novembro), com laminação ou patrolamento das vias mais críticas.
Chuvas acima de 400 milímetros em Bocaiuva
A estimativa da Defesa Civil do Município, seguindo as orientações meteorológicas, segundo Tony Vieira, é de 450 mm de chuvas para o mês de novembro e primeira quinzena de dezembro, ou seja, os próximos 45 dias.
O coordenador disse também que está acompanhando as previsões, e, qualquer, anormalidade pluviométrica, estará alertando a população para as devidas medidas preventivas.
Informou, no entanto, que, nesta estação de Primavera, devido ao fenômeno El Niño, as previsões, algumas vezes, não se confirmam, com a mudança repentina do tempo.
Qualquer informação ou pedido de ajuda ao órgão competente, no caso da Defesa Civil, pode acionar o telefone (40) 199, informando o cep do município: 39.390 – 000.