Repórter: Antônio Célio
Foi lançado, nesta terça-feira (28 de Novembro), em Bocaiuva (MG), o Programa de Educação Ambiental, Humanitária em Bem-Estar Animal. Participaram tutores de animais domésticos de vários municípios da microrregião.
O evento ocorreu no Centro Cultural Henfil, e foi organizado pelo Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).
Na ocasião, Elizabeth MacGregor (foto Acima), do Rio de Janeiro, diretora do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, ministrou uma palestra sobre o tema, criticando sobretudo, os rodeios e vaquejadas que provocam maus tratos a animais bovinos e equinos.
Em entrevista a reportagem da RC 91,5 FM, Elizabeth discorreu sobre as noções básicas da palestra, dizendo que “esse é um convite de reflexão em que todos os animais são seres sencientes, sentem e raciocinam, evidentemente, de forma mais simples, não tão complexa como a nossa (humanos)”. Enfim, devem ser tratados com carinho, amor e proteção.
A presidente do Conselho Municipal de Proteção e de Bem-Estar Animal, de Bocaiuva, Gisele Mota, destacou que “a ideia (em realizar esse encontro) é de propor maior engajamento no sentido das políticas públicas para a causa animal no nosso município”.
O programa constitui um instrumento fundamental para fazer frentes aos problemas decorrentes que imprimem padrões de produção e consumo insustentáveis, com reflexos importantes na relação entre humanos e não-humanos, principalmente, respeitando a vida animal.