Dois idosos que vivem no Asilo São Vicente de Paulo foram os primeiros a serem vacinados contra a Covid-19, no interior de Minas. Eles receberam a dose da CoronaVac em uma cerimônia simbólica com a presença do governador Romeu Zema e outras autoridades.
Dona Maria das Dores Reis, de 90 anos, foi a primeira a ser vacinada; ela é natural de Montes Claros e mora no asilo há três anos. Depois foi a vez do seu Eroldites Cardoso, de 96 anos. Ele é de Francisco Sá e vive no asilo há quatro anos.
Após ser imunizado, ele não conteve a emoção e chorou ao falar com a imprensa.
“A doença tem matado tanta gente e até hoje muitos morrem. Estou muito feliz, esperei muito por esse momento”, disse.
O Asilo São Vicente de Paulo tem 121 acolhidos e o restante será vacinado na tarde desta terça-feira (19).
Maria das Dores Reis, de 90 anos, e Eroldites Cardoso, de 96 anos, foram imunizados na manhã desta terça em Montes Claros, no Norte de Minas.
Durante a cerimônia, o governador Romeu Zema disse que estava “muito satisfeito” por iniciar a vacinação no Norte de Minas e destacou o trabalho realizado pelo estado no combate à Covid-19.
“ Desde o início da pandemia nós temos feito tudo que está ao nosso alcance para que essa questão que tem custado tantas vidas seja conduzida da forma mais profissional e científica possível. Talvez devido a esse nosso modo de conduzir, que o estado de Minas tem a menor taxa de óbito do Brasil, foi o estado que comprou os respiradores mais em conta durante a pandemia e que conseguiu se planejar melhor”.
Distribuição das vacinas
O Norte de Minas recebeu as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, CoronaVac, na manhã desta terça-feira (19).
A Superintendência Regional de Saúde informou que os 86 municípios da região vão receber 42.280 doses para imunização de 21.140 pessoas. As vacinas são distribuídas na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, que abrange 54 municípios e nas GRS de Januária, com 25 municípios, e Pirapora, com sete cidades.
Ainda de acordo com dados do estado, a Regional de Montes Claros recebeu 26.640 doses, sendo que 18.966 ficarão em Montes Claros, para imunizar 9.483 pessoas do público alvo.