Eleições Unificadas para Conselhos Tutelares serão neste domingo

Fonte: Rádio Clube FM

No próximo domingo (6), das 8 às 17 h, ocorrerão às eleições unificadas dos conselhos municipais tutelares de Minas Gerais. É necessário levar o título de eleitor e documento oficial com foto.

Todos os aprovados passaram por processos preliminares, como apresentação de certidão de idoneidade por parte da Polícia Civil e Polícia Federal, índice de no mínimo 60 pontos em provas sobre a legislação dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e entrevistas ao psicólogo.

Em Bocaiuva (MG), 25 pessoas vão disputar 5 vagas do conselho, e outras 5 para a suplência. Todas as seções da cidade serão agrupadas na Escola Estadual Gastão Valle, em 7 salas, além dos postos de votação nos distritos.

O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar está sendo coordenado por uma comissão organizadora, liderada pela educadora Rita de Cássia Vieira (foto).

Em entrevista à Rádio Clube 91,5 FM, Rita disse que “é um processo muito importante. Esperamos que os eleitores dêem uma votação expressiva, pois, estarão exercendo os seus direitos de cidadãos.”

Em Francisco Dumont (MG), as 5 vagas serão disputadas por 15 candidatos. Os locais de votação são: na sede do Município, no Galpão do Produtor, e, no Distrito de Covancas, na Escola Municipal Thiago Medeiros Fonseca.

Em Engenheiro Navarro (MG), são 11 credenciados a 5 vagas. A eleição do conselho tutelar navarrense será na Escola Mamede Pacífico de Almeida.

Em Guaraciama (MG), a eleição para o conselho tutelar acontecerá na Escola Pedro Francisco Praes. São 17 candidatos a 5 vagas.

Também haverá eleição de conselheiros tutelares em Olhos d’Água (MG), outra cidade da microrregião de Bocaiuva.

O papel dos conselheiros tutelares é defender os direitos da criança e do adolescente em situações de vulnerabilidade, negligência, discriminação, exploração, crueldade, opressão ou violência, ou, que tenham seus direitos ameaçados por sua própria conduta.

A posse dos eleitos será no dia 10 de janeiro. O mandato tem vigência de 4 anos e vai de 2020 a 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *