EMATER DIVULGA RELATÓRIO SOBRE PERDAS AGRÍCOLAS POR FALTA DE CHUVAS

Repórter Antônio Célio

A falta de chuvas está causando impactos nas lavouras e pecuária no Norte de Minas Gerais, de acordo relatório divulgado pela Emater-MG.

As perdas nas culturas de feijão e milho, que foram semeadas de outubro até o momento, chegam a 90% e a produção leiteira já teve redução de 30%.

O Relatório Agroclimatológico – que analisa o período que vai de julho a dezembro – destaca que choveu em média 187 milímetros na região, composta por 89 municípios.

A maior pluviosidade registrada nesse período foi em Montes Claros (MG), 364,8 milímetros, e a menor foi em Janaúba, 60,8 mm.

Já em Bocaiuva (MG), as perdas nas lavouras e na pecuária leiteira também foram significativas, segundo o extensionista da Emater local, José Carlos Moreira.

De acordo com ele, entre janeiro a novembro, considerado período agrícola, choveu o acumulado de 721 milímetros, no município, sendo que a média normal, considerando os últimos 50 anos, é de 1.200 milímetros, ou seja, neste ano, ocorreu, até então, um déficit de 400 milímetros .

A localidade de Vargem Formosa, entre as monitoradas pelo aparelho pluviometro, é a que apresentou a menor média, 45 mm, e a do PA Betinho, em Engenheiro Dolabela, distrito de Bocaiuva, a de maior: 400 milímetros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *