Antônio Célio
Como forma de entender as demandas dos produtores rurais do Município de Bocaiuva (MG), a Emater-MG, em parceria com o poder público promove na próxima terça-feira, o Encontro da Agricultura Familiar.
O evento ocorrerá no Centro Cultural Henfil, e terá início previsto para às 8 h. O Encontro é um importante momento de trocas de experiências e de conhecimentos.
Entre as noções básicas, a serem propostas na programação estão, na parte da manhã: o Associativismo e Cooperativismo na Agricultura Familiar, desafios e perspectivas para Bocaiuva, com os palestrantes Fernanda Lima e José Alexandre, da Emater local.
Outro tema, “O agricultor familiar e a Seguridade Especial”, a ser ministrado por Maria Alves de Souza, diretora da Previdência e Políticas Sociais da Federação dos Agricultores do Estado de Minas Gerais (Fetaemg).
À tarde
Na parte da tarde, serão ministradas 3 palestras. Às 13 h., Anderson Dias Veloso, da Gama Solar, vai expor sobre o tema: “O uso da Energia Solar nas propriedades rurais e opções de créditos para instalação”.
Às 14 h., o extensionista Antônio Dumont Machado e o coordenador técnico regional da Emater, Sérgio Azevedo, vão falar sobre o “Destino adequado de dejetos na propriedade rural”.
E, às 15 h., Luiz Aroldo Almeida, também coordenador técnico regional da Emater, vai expor sobre “A mudança de Declaração de Aptidão ao Pronaf e DAP para Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).”
Dentro da perspectiva de unir as pessoas em torno das associações, Waltinho da Emater, ressaltou a importância das organizações dos produtores na busca dos benefícios públicos, como financiamentos e outros.