Paulo Brandão
Desde 1997, ocasião da ocupação de trabalhadores sem-terra, que o assentamento Herbert de Souza (PA Betinho), no Distrito de Engenheiro Dolabela, zona rural de Bocaiuva (MG) vem buscando a regularização fundiária junto ao INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Para isso, vem sendo feita uma parceria com a Prefeitura local, no intuito de regularizar os loteamentos do projeto.
O primeiro passo foi dado no dia 29 de outubro de 2022, quando o representante da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Everton Alves, através de convênio com o INCRA-MG, realizou uma reunião com os assentados agrários do projeto.
Também foi feita uma visita técnica em cada terreno para levantamento de dados, supervisão e registros do Programa Informatizado RADIS – Sistemas Agroambientais Rurais.
A Administração Pública Municipal acredita que, contribuindo na legalização, os produtores rurais do projeto terão, certamente, direito a exploração efetiva da sua terra, bem como a liberação de financiamentos, o que vai influenciar no crescimento e desenvolvimento rural sustentável dos pequenos produtores da área assentada.