Enigma é lançado com a autenticidade do povo de Bocaiuva e do Vale

Por Antônio Célio

Foi uma noite de orgulho do povo bocaiuvense o lançamento do livro Inigma, da escritora Jucilene Vieira. O evento ocorreu na Biblioteca Pública, em Bocaiuva (MG), nesta sexta-feira (11), e contou centenas de pessoas entre parentes da escritora, escritores, professores, estudantes, diretores escolares, pessoas da arte e da cultura, advogados, autoridades políticas e policiais, dentre outros segmentos.

Na abertura, houve a interpretação do Hino Nacional Brasileiro pela cantora Edilene Franco, e, em seguida, apresentação das crianças da Associação Comunitária de Comunicação Social de Bocaiuva (Aconsol).

Outro momento marcante do evento foi quando, de surpresa, surgiu o grupo de catopés N. S. do Rosário e do Divino Espírito Santo, liderado por Lucélia Pereira, e que fez a escritora chorar em prantos de emoção.

A agenda foi abrilhantada também pelo cantor carioca Felipe, casado com uma bocaiuvense, e que interpretou lindas canções, como “Pais e Filhos”, da Banda Legião Urbana, geração do rock nacional dos anos 80.

Jucilene agradeceu ao terno de catopés, que a fez inspirar num poema em que ela ganhou a premiação da literatura do Festivale em 2017. Também venceu a premiação do Festival de 2021, realizado em Serro (MG) e conseguiu o 3º lugar no Concurso Nacional de Poesias, realizado em 2022.

Plateia mostra a admiração pelo talento poético de Jucilene

Por sinal, o ex-secretário Municipal de Cultura, de Bocaiuva (MG), Adilson Buda Borges, que trouxe a primeira apresentação do Festivale em Bocaiuva, também prestigiou o lançamento do livro, destacou os talentos artísticos da cidade como Cecílio Bocaiuva e a própria Jucilene.

O professor de português e advogado Ricardo Veloso, amigo da escritora, foi outro que ressaltou o dom talentoso de Jucilene e ainda lembrou ter sido professor dela.

O secretário Municipal de Cultura, Léo Batera, também expos sobre o lançamento do livro Enigma, enaltecendo a capacidade artística da poetisa.

Outro secretário da Prefeitura de Bocaiuva, que esteve prestigiando o lançamento do livro de Jucilente doi Marcelo Brant, da Secretaria de Educação, que lembrou da fase em que foi colega de escola da escritora.

Entre os escritores presentes, Eliane Ribeiro e Capitão Stephan que também comentaram sobre a expressividade do trabalho literário de Jucilene. Eliane, inclusive, fez questão de destacar o olhar de Jucilene pelas riquezas naturais do Jequinhonha, como as montanhas rochosas e a vegetação.

O livro Enigma é uma coletânea de poesias onde Jucilene mostra o seu talento poético, observando a simplicidade e autenticidade do povo do Vale do Jequitinhonha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *