Clube 91,5 FM
O ex-secretário de Planejamento de Montes Claros (MG) de 2005 a 2008, Gilmar Ribeiro, fez uma consideração, na qual ressalta insegurança no trânsito nas obras de duplicação da BR-135, na serra do município, saída para Bocaiuva (MG).
Ribeiro elaborou uma carta contendo algumas adversidades que, segundo ele, expõem vidas humanas. “Sendo assim peço atenção de vossas excelências, responsáveis diretamente pela tragédia que está sendo produzida a olhos vistos, e com dinheiro público, no Norte de Minas, mais especificamente em Montes Claros”, destaca o ex-secretário.
As ações e omissões observadas por usuários da rodovia, de acordo com a carta:
1 – Retirada de enorme quantidade de terra das margens da estrada criando imensos buracos rentes ao acostamento. Um cochilo do motorista que antes poderia significar uma saída de pista sem grandes consequências, a partir de agora pode se tornar um acidente fatal.
2 – Colocação de montanhas de terra ao lado da rodovia o que também impedirá uma saída de emergência da pista, pela direita, situação comum em um aclive da dimensão do trecho. Ou seja, uma carreta sem freios que poderia sair pela direita será obrigatoriamente direcionada para se chocar com veículos do mesmo porte ou esmagar automóveis menores a sua frente.
Conforme Gilmar Ribeiro, “Vale lembrar que isto já está ocorrendo com as barreiras de concreto pré-moldado colocadas na principal curva da serra, inclusive já tendo causado mortes no ano de 2023.”
O projeto, segundo o ex-secretário de Montes Claros, foi mal elaborado e executado de forma insegura, desde o início das obras. Ribeiro criticou veementemente tanto o governo anterior quanto o atual de Minas, pois a gestão passada (de Fernando Pimentel) fez o processo de concessão da BR-135, e o atual (Romeu Zema) fez a revisão das condicionantes.