Fonte: Clube 91,5 FM
Começa neste domingo (26) e vai até o dia 1º de fevereiro, a 36ª edição do Festivale – Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha, na cidade de Serro (MG). A organização é da Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha.
O evento reúne anualmente artistas, cantores, atores, poetas, folcloristas e inúmeros integrantes da cultura regional.
O Festivale consta de feiras de artesanato, danças folclóricas, cursos, oficinas de teatro, artes plásticas, músicas, teatro e concurso literário. Também haverá apresentações de grupos de catopês, como o terno do Divino Espírito Santo, de Bocaiuva (MG), que confirmou participação no evento no dia 31, sábado.
No concurso literário, haverá a presença de dois poetas bocaiuvenses. Os poemas “Tijuco”, de José Djalma Alves Neto, e “Plantio Poético”, de Jucilene Vieira, estão entre os 10 classificados para a final. O concurso literário será no próximo dia 28.
Os produtos da ABA – Associação Bocaiuvense dos Artesãos, considerados dos mais atraentes do Estado serão mostrados durante o evento em Serro. Todas as atividades ocorrerão durante os sete dias em diversos locais na cidade.
A cada ano, o evento ocorre em uma das 85 cidades que compõem o Vale. Dezessete cidades já sediaram o Festivale.
Bocaiuva, que integra o evento porque o leito do rio Jequitinhonha passa no distrito de Terra Branca, sediou o Festivale, por duas oportunidades, em 1992 e 2000.
O referido festival é um instrumento de resistência contra a política de destruição da cultura popular.