Fonte: Clube 91,5 FM
Com os seus cânticos e danças, os ternos de Folias de Reis e as pastorinhas vêm mantendo uma antiguíssima manifestação folclórica de Bocaiuva (MG).
Desde o dia 24 de dezembro do ano passado (2019), que os foliões vêm fazendo um giro pelas casas da cidade e da zona rural, simbolizando a peregrinação dos três reis magos no caminho do menino Jesus. A peregrinação segue até o dia 6 de janeiro, dia de Santos Reis.
A esposa do saudoso João Pretinho do Catopê, Dona Júlia é um exemplo de fé aos três reis santos e, também, uma apaixonada pelo folclore.
Na última segunda-feira (29), ela preparou uma grande festa em sua propriedade para receber os foliões do grupo do saudoso Januário, da Rua João Lopes.
Cerca de 100 pessoas compareceram à festança e aproveitaram, sobretudo, para se divertirem com os cantos e as danças, como a tradicional catira.
Com seus instrumentos, o grupo entoou versos e cânticos em algumas residências da cidade. Após a apresentação na casa da Dona Júlia, na Rua Bahia, centro, os foliões seguiram para outras residências, como a de Jairo Folha Seca, na Rua Farmacêutico José Caldeira, no Bairro Pernambuco, dentre outros.
O mestre do terno do saudoso Januário, Luciano, ressaltou a reportagem da Clube 91,5 FM sobre a importância da manutenção da folia, como patrimônio cultural do município.
Ele disse que a devoção aos Reis Magos é grande na região, assim como a tradição das Folias de Reis. Agradeceu a dona Júlia pela recepção e o carinho de sempre que ela demonstra a todos os foliões.
Na região, outros grupos tradicionais também se apresentam todos os anos, como os foliões de Fifiu, Narciso Siqueira, Silvestre de Totone, Zé de Adão de Campo Limpo, Seu Divino do Lalau, da Oncinha, de São José de Alto Belo, Zé Maria, de Engenheiro Navarro, dentre outros.
As pastorinhas também são parte da nossa cultura. Muitas delas se apresentam em eventos na igreja e também nas residências, relatando a chegada do menino Jesus.