Toque de Letra
Por Antônio Célio
O campeonato por pontos corridos, instituído em 2003, vai ser mantido, ainda que a temporada do futebol brasileiro seja encerrada no começo de 2021.
Essa é a idéia da CBF, conforme o secretário-geral da entidade, Walter Feldman.
Também entendo que o “mata-mata’, com aquelas fórmulas confusas e, muitas vezes, esdrúxulas, do passado, não deve mais voltar. E, cá pra nós, é o sistema mais justo, pois, premia como campeão o time que somar mais pontos.
Cruzeiro e Atlético já foram prejudicados no passado com aqueles regulamentos injustos. Em 1977, o Galo perdeu o título nos pênaltis para o São Paulo, após ter a melhor campanha e, ainda, de forma invicta.
O clube celeste foi derrotado, em um único jogo, para o Vasco, por 2 a 1, no Maracanã, em 1974, quando tinha a melhor pontuação.
Já tem a Copa do Brasil, que adota esse sistema eliminatório (mata-mata) e, por sinal, com maior organização que muitos anos atrás.
Outra questão quanto ao certame nacional mantendo as 38 rodadas é a financeira. Os clubes já estão perdendo receitas com essa paralisação devido à pandemia, e, a redução do formato do Brasileirão seria menos ganhos ainda.
Imagino que não há mais como retroceder. A disputa por pontos corridos veio pra ficar.
Abraços e até a próxima!