Fonte: Clube 91,5 FM
O sindicato dos servidores do Banco Central (BC) alertou que a greve aprovada para começar amanhã, poderá afetar o funcionamento do Pix e demais serviços do órgão.
Segundo o BC, no entanto, há planos emergenciais para manter os sistemas essenciais para a população, sem especificar quais são esses.
Os funcionários do banco vêm pressionando o governo por reajustes salariais e reestruturação de carreiras e já vinham adotando operação padrão, com paralisações diárias em horários específicos.
Sindicato indica que lei de serviços essenciais será respeitada
Com 90% dos servidores votando a favor da greve em assembleia realizada na última segunda-feira, as paralisações diárias de 14 h às 18 h vão continuar até esta quinta-feira (31).
De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central do Brasil, Fabio Faiad, será respeitada a lei de serviços essenciais, como fornecimento de extrato da conta, compensação de cheques, saques em guichês.
A resolução que garante a manutenção destes serviços não inclui o Pix nem o site Valores a Receber (valoresareceber.bcb.gov.br ), e, por isso, “podem sofrer paralisações parciais e até totais”, diz em nota o sindicato.
Por conta da mobilização que busca reajuste salarial, o Banco Central informou que “tem planos de contingência para manter o funcionamento dos sistemas críticos para a população, os mercados e as operações das instituições reguladas, tais como STR, Pix, Selic, entre outros”.