Gripe: Apenas 12% das pessoas que deveriam ser vacinadas na 1ª etapa tomaram as doses em Montes Claros

Fonte: G1 Grande Minas

A primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe acaba nesta segunda-feira (10). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, apenas 25 mil pessoas foram imunizadas em Montes Claros (MG). O número equivale a 12% do público-alvo dessa etapa.

A campanha de vacinação contra a gripe foi divida em três fases e está prevista para terminar em 9 de julho, Na segunda etapa, que tem início nesta terça-feira (11), serão imunizados idosos com 60 anos ou mais e professores de escolas públicas e privadas, esse grupo é formado por 54.700 pessoas, veja o cronograma:

  • 1ª etapa – 12 de abril a 10 de maio: Público-alvo formado por crianças de seis meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde
  • 2ª etapa – 11 de maio a 8 de junho: Público-alvo formado por professores e pessoas acima de 60 anos
  • 3ª etapa – 9 de junho a 9 de julho: Público-alvo formado por pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo, motoristas, pessoas que trabalham no sistema prisional, privados de liberdade, forças de segurança e salvamento e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

Quem fizer parte do público da primeira fase e ainda não tiver sido imunizado, poderá se dirigir a uma das unidades de vacinação no município, como explica Aline Lara, coordenadora de vigilância epidemiológica e de imunização do município.

“À medida que vamos incluindo novas fases, o público antigo continua sendo imunizado. Quem faz parte da primeira fase, deve procurar uma unidade de vacinação o quanto antes.”

Como a campanha de vacinação contra a gripe acontece de forma simultânea à imunização contra o coronavírus, o Ministério da Saúde orienta que as pessoas que já se vacinaram contra Covid-19 e fazem parte do público-alvo da campanha da gripe devem esperar por um período de 14 dias entre a aplicação das doses.

Segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça (11). À medida que as etapas avançam, o público antigo continua sendo imunizado.

“Acrescentamos mais pontos para que a população tenha acesso aos locais mais próximos, como o Centro, onde um foi instalado para que a população que circula por lá, possa ser vacinada. Outra estratégia foi o estabelecimento de parcerias com as maternidades, para que a mulher seja imunizada assim que ganhar o bebê.”

Para se vacinar é preciso levar documentos pessoais, cartão SUS (se tiver), comprovante de residência e cartão de vacinação (se tiver), veja onde as doses estão sendo aplicadas:

  • Praça doutor Carlos Versiane – 8h às 15h
  • Salas de vacinas dos shoppings Montes Claros e Ibituruna – 9h às 21h
  • Faculdade Santo Agostinho – 8h às 17h
  • Salas de vacinação dos postos de saúde (veja os endereços)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *