Fonte: G1 Grande Minas
Os bombeiros fazem buscas por um homem que desapareceu após ser arrastado por uma tromba d’água no Rio São João, entre os municípios de Monte Azul e Santo Antônio do Retiro.
Testemunhas contaram que ele atravessava de moto em uma ponte de madeira improvisada dentro do rio, quando foi arrastado.
“Esse local é bem raso e a tromba d’água surgiu repentinamente. Foi um volume grande de água que elevou o nível do rio a cinco metros”, explicou o sargento Layon Perfre Freitas Pereira, que ajudou nas buscas na tarde dessa terça-feira (10).
As buscas foram retomadas na manhã desta quarta-feira (11). O incidente foi perto da Cachoeira da Mata e testemunhas disseram que o homem morava em Monte Azul e estava passeando no local.
Ele passava por uma ponte de madeira improvisada dentro do Rio São João, entre os municípios de Monte Azul e Santo Antônio do Retiro; bombeiros fazem buscas no local.
“O capacete foi encontrado a mais de mil metros do local onde a vítima foi arrastada, bem depois da cachoeira. A moto estava no leito do rio, um pouco abaixo da ponte, e foi retirada pelos moradores”, conta o militar.
Segundo o sargento, os moradores disseram que a cachoeira recebe muitos visitantes e é a primeira vez que eles presenciam uma tromba d’água tão forte.
Entenda os riscos
As cabeças d’água costumam ocorrer quando chove na cabeceira (nascente) de um rio, ampliando rapidamente seu fluxo. O nível das águas pode subir vários metros em poucos segundos, como uma espécie de tsunami dos rios.
As chances de ocorrência aumentam no período chuvoso, que em boa parte do país coincide com o verão. Os lugares mais sujeitos a trombas d’água são trechos do rio com encostas íngremes e afastados das nascentes, onde o nível da água tende a subir mais com o aumento da vazão.