Uma carvoaria clandestina foi fechada pelo Núcleo de Fiscalização do Ibama em Montezuma, no Norte de Minas. Em nota, o Ibama informou que o local funcionava no interior da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras (RSD). Foi lavrada uma multa no valor de R$ 74 mil e a área foi embargada.
A operação foi realizada nessa terça e quarta-feira (10), e os fiscais identificaram 37 fornos de carvão que operavam sem autorização do ICMBio. Um trator utilizado na carvoaria foi apreendido durante a ação e levado para a Polícia Civil de Montezuma.
Carvoaria funcionava no interior da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras (RSD) em Montezuma. Área foi embargada e os 37 fornos serão retirados do local.
O Ibama esclareceu que a RDS, criada em 2014, é uma unidade de conservação federal localizada no bioma cerrado, importante para a proteção das nascentes e córregos que abastecem e garantem recarga de água para comunidades do Norte de Minas e Sul da Bahia.
“Os fornos de carvão, além de causarem poluição atmosférica, comprometem indiretamente a função ambiental da unidade, pois utilizam em abundância matéria-prima florestal que demanda alto consumo das águas protegidas pela RDS. Além disso, os trabalhadores identificados no local não dispunham de equipamentos de proteção individual, o que causa danos à saúde”, diz a nota.
O Ibama monitora a área para garantir que os fornos de carvão serão retirados do local.