IDENE LANÇA PAA DO LEITE DURANTE 10º ENCONTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE BOCAIUVA

Na foto acima, o repórter Antônio Célio entrevistando o diretor regional da Emater, de Montes Claros, Arcanjo Marques

Repórter Antônio Célio

Aconteceu nesta quinta-feira (9 de novembro), na Tenda da Amizade, o 10° Encontro da Agricultura Familiar, de Bocaiuva (MG).

Na oportunidade, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE), lançou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Modalidade Leite no município.

O diretor regional do IDENE, em Montes Claros (MG), o ex-Prefeito de Juramento (MG), Wendel Pereira, disse a reportagem da Clube 91,5 FM que “o programa tem por finalidade a distribuição gratuita de leite para a população em situação de vulnerabilidade nessas regiões do estado”.

Informou que, uma cooperativa credenciada pelo município recebe o leite que é comprado dos produtores familiares e é processado para ser distribuído para as famílias carentes cadastradas no programa.

Wendel disse que, semanalmente, serão adquiridos 4.460 litros, sendo pago R$4,44 por litro, totalizando R$19.802,00, por semana no município. Esses valores, de acordo com ele, poderão ser aumentados, de acordo com a participação maior dos agricultores no programa.

Extensionista aposentado da Emater, José Válter Alves (com óculos), atual secretário adjunto de agricultura de Bocaiuva, atuando nos principais projetos da agricultura familiar do município.

Temas de conhecimentos para pequenos agricultores

E nesta segunda edição, também foram apresentadas palestras temáticas como: “Pomar Doméstico na Agricultura Familiar, Piscicultura como Oportunidade para os Pequenos Agricultores, e Empreendedorismo nas Comunidades Rurais, dentre outros.

O secretário-adjunto de agricultura, de Bocaiuva, José Válter Alves “Valtinho da Emater”, discorreu que “são programas que o município já vem desenvolvendo, e, com esses conhecimentos técnicos, passa a ser uma forma de fortalecer essas ações, como a piscicultura que está sendo implantado na Barragem do Caatinga, no distrito de Engenheiro Dolabela”.

Ele também citou a construção de tanques cavados para criação de peixes, que estão no projeto para serem desenvolvidos no município.

O diretor regional da Emater/MG, de Montes Claros, Arcanjo Marques, em entrevista a Clube 91,5 FM, ressaltou as ações que o órgão vem realizando na região por meio de assistência aos produtores em projetos de geração de empregos e renda, citando: programas de benefícios para produção leiteira, pomares, pastagens, recursos hídricos, e de combate à seca, etc.

O encontro contou com a presença de representantes de órgãos, como Epamig, Emater, Idene, Banco Nacional do Desenvolvimento do Nordeste (BNDB) e entidades ligadas aos produtores, como Sindicato Rural dos Trabalhadores Rurais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *