Na foto acima, o repórter Antônio Célio entrevistando o diretor regional da Emater, de Montes Claros, Arcanjo Marques
Repórter Antônio Célio
Aconteceu nesta quinta-feira (9 de novembro), na Tenda da Amizade, o 10° Encontro da Agricultura Familiar, de Bocaiuva (MG).
Na oportunidade, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE), lançou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Modalidade Leite no município.
O diretor regional do IDENE, em Montes Claros (MG), o ex-Prefeito de Juramento (MG), Wendel Pereira, disse a reportagem da Clube 91,5 FM que “o programa tem por finalidade a distribuição gratuita de leite para a população em situação de vulnerabilidade nessas regiões do estado”.
Informou que, uma cooperativa credenciada pelo município recebe o leite que é comprado dos produtores familiares e é processado para ser distribuído para as famílias carentes cadastradas no programa.
Wendel disse que, semanalmente, serão adquiridos 4.460 litros, sendo pago R$4,44 por litro, totalizando R$19.802,00, por semana no município. Esses valores, de acordo com ele, poderão ser aumentados, de acordo com a participação maior dos agricultores no programa.
Temas de conhecimentos para pequenos agricultores
E nesta segunda edição, também foram apresentadas palestras temáticas como: “Pomar Doméstico na Agricultura Familiar, Piscicultura como Oportunidade para os Pequenos Agricultores, e Empreendedorismo nas Comunidades Rurais, dentre outros.
O secretário-adjunto de agricultura, de Bocaiuva, José Válter Alves “Valtinho da Emater”, discorreu que “são programas que o município já vem desenvolvendo, e, com esses conhecimentos técnicos, passa a ser uma forma de fortalecer essas ações, como a piscicultura que está sendo implantado na Barragem do Caatinga, no distrito de Engenheiro Dolabela”.
Ele também citou a construção de tanques cavados para criação de peixes, que estão no projeto para serem desenvolvidos no município.
O diretor regional da Emater/MG, de Montes Claros, Arcanjo Marques, em entrevista a Clube 91,5 FM, ressaltou as ações que o órgão vem realizando na região por meio de assistência aos produtores em projetos de geração de empregos e renda, citando: programas de benefícios para produção leiteira, pomares, pastagens, recursos hídricos, e de combate à seca, etc.
O encontro contou com a presença de representantes de órgãos, como Epamig, Emater, Idene, Banco Nacional do Desenvolvimento do Nordeste (BNDB) e entidades ligadas aos produtores, como Sindicato Rural dos Trabalhadores Rurais.