Fonte: Clube 91,5 FM
Há 24 dias para o 2º turno das eleições 2022, o PT e o PL já começam a definir apoios aos seus candidatos para a disputa extra no dia 30 de outubro. O ex-presidente Lula (PT) conta, até então, com o apoio declarado de 13 partidos.
O PDT, Avante, Cidadania, PCB, PCdoB, PCO, PROS, PSB, PSOL, PT, PV, Rede e Solidariedade confirmaram apoio a Lula. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) conta com a adesão do PL, PP, PSC e Republicanos.
No Paraná, recebeu apoio do ex-juiz Sérgio Moro, eleito senador, e, do governador Ratinho Júnior. Em São Paulo, o candidato derrotado ao governo estadual, o tucano Rodrigo Garcia, por exemplo, se manifestou a favor do atual presidente.
Mas, nomes importantes da sigla, como o ex-Presidente Fernando Henrique, o Senador José Serra e Tarso Jereissat, decidiram apoiar Lula no 2º turno. A Executiva Nacional do PSDB liberou seus afiliados a fazer suas próprias opções.
Ontem, a candidata do MDB, Simone Tabet decidiu também apoiar Lula. O MDB também liberou as opções para seus afiliados.
Já Bolsonaro tem o apoio do seu partido PL e do PP, PSC e Republicanos. O governador de Minas, Romeu Zema, decidiu apoiar Bolsonaro, mas, o seu partido Novo, ainda não declarou apoio ao atual presidente.
O PSD, Patriota, PMN, PMB, PRTB, Podemos, PTB, PSTU, União Brasil e UP ainda estão indefinidos sobre quem apoiar no 2º turno.