De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 50.831 eleitores das cidades de Montes Claros, Mirabela, Patis, Olhos D’ Água, Engenheiro Navarro, Bocaiúva e Glaucilândia, tiveram os títulos de eleitor cancelados e precisam regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Em Minas, foram cancelados 554.482.
Isso se deu pela ausência à revisão biométrica realizada entre 2019 e 2020, mas o cancelamento havia sido suspenso em abril, devido à pandemia, e foi retomado após as eleições municipais. Essa situação impede a emissão de documentos como passaporte e identidade, além de restringir a matrícula em instituições oficiais de ensino.
Regularização começou nesta quarta-feira (9) e deve ser feita pela internet.
A regularização do título teve início nesta quarta-feira (9) e deve ser feita apenas pela internet, por meio da ferramenta Título Net. O atendimento presencial e a coleta de dados biométricos continuam suspensos no estado.
A coleta dos dados biométricos só será feita quando o atendimento presencial for retomado, o que ainda não tem previsão para acontecer.