Um ouriço-cacheiro, popularmente conhecido como porco-espinho, foi capturado pelos bombeiros em uma casa, em Montes Claros.
Moradores encontraram o animal em cima de um sofá, no segundo pavimento do imóvel, por volta de 2h desta quinta-feira (22). A ocorrência foi no Bairro Chiquinho Guimarães.
“Eles não souberam dizer de onde o animal pode ter vindo e não tinha mata nas proximidades. Geralmente, ele usa os espinhos para se defender, mas não atacou ninguém. Estava quietinho no canto e não ficou agressivo durante a captura”, explicou a sargento Fabíola Vieira da Silva.
O porco-espinho era adulto, media cerca de 40 centímetros e pesava 4 quilos. Ele estava sem ferimentos e foi solto em uma área de mata distante do perímetro urbano.
Características da espécie
O ouriço-cacheiro tem o dorso coberto de espinhos longos e aguçados, de cor acastanhada e com bandas escuras nas extremidades. Esses espinhos se destacam facilmente do corpo e são sua defesa. Quando algum animal tenta atacá-lo, leva consigo alguns espinhos, que se encontram soltos, contrariando a crença de que o ouriço arremessa os espinhos.
Animal foi capturado pelos bombeiros sem ferimentos e solto em uma área de mata distante do perímetro urbano. Ocorrência foi na madrugada desta quinta-feira (22).
Seus predadores naturais são os texugos, os gatos selvagens, os cães, os lobos, as raposas e as doninhas. É considerado um arborícola, de hábitos essencialmente noturnos e solitários.
No Brasil, seu nome ouriço-cacheiro diz respeito a pelo menos oito espécies conhecidas, de três gêneros diferentes: Coendou, Sphiggurus e Chaetomys. A espécie mais ameaçada é a Chaetomys subspinosus.