Fonte: G1 Centro-Oeste de Minas
Uma mulher de 47 anos morreu em decorrência da dengue hemorrágica na Santa Casa de Formiga, na quinta-feira (9). Essa é a primeira morte pela doença registrada em 2023 no município.
Segundo a Prefeitura, outras duas pessoas – um homem e uma mulher – estão internadas com dengue hemorrágica na cidade. Até terça-feira (7), ambos estavam no CTI da Santa Casa, mas apresentaram melhora do quadro e foram transferidos para a área clínica da unidade.
Este é o segundo óbito pela doença registrado na região Centro-Oeste de Minas em 2023.
O Município pediu ajuda da população para que tome os cuidados necessários no combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
Primeira morte por dengue
A primeira morte por dengue registrada neste ano no Centro-Oeste de Minas foi em Capitólio. A vítima tinha 27 anos e morreu no fim do mês de janeiro, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Situação na região
A situação da dengue na região é preocupante. Em Divinópolis, são quase 700 casos notificados desde o início do ano; do total, são 268 casos confirmados. O bairro com o maior número de casos confirmados da doença é o Santa Rosa. Pessoas com suspeitas de dengue são atendidas em um ambulatório específico.
Em Nova Serrana, a Prefeitura também detectou um aumento incomum de notificações: na primeira semana do mês de janeiro foram apenas quatro casos; esse número foi a 130 na sexta semana do ano, e na nona semana já chegava a 171 notificações. Em março, Nova Serrana já registra 734 casos.