Por Paulo Brandão
Acontece, neste sábado, 12 de novembro, em Bocaiuva (MG), uma manifestação contra o feminicidio e atos de violência contra a mulher. A ação é promovida pelo movimento mulheres solidárias, criado recentemente na cidade.
O ato será realizado, às 10h, na Praça Wan-Dyck Dumont, centro, e terá apoio da sociedade civil, órgãos da segurança pública e visa prevenir e combater os crimes contra o sexo feminino.
O manifesto seguirá com uma passeata pela Avenida Francisco Dumont, de acordo com Dalva de Souza, uma das idealizadoras do grupo.
Estão sendo convidadas parentes de vítimas fatais e também pessoas do mesmo gênero que foram violentadas.
A ideia surgiu por amigas da atendente comercial Solange Xavier (foto), de 43 anos, estrangulada e morta pelo próprio marido na tarde da última terça-feira (8), no Bairro Pernambuco, em Bocaiuva.
Sol, como era carinhosamente conhecida, foi assassinada na frente do filho de 12 anos, que possui cuidados especiais, dentro da casa do casal, na Rua Padre Agostinho, pelo esposo Carlos Gilvan Pires, de 46 anos.
Gilvan, que depois tentou suicídio, ingerindo chumbinho, conseguiu escapar e, após receber alta médica, foi transferido na tarde desta quarta-feira (9) para o Presídio local.
Ele alegou que motivo do crime foi porque não aceitava o fim do relacionamento. O crime comoveu toda a cidade.