Antônio Célio
Cerca de 1 bilhão e 121 milhões de reais foram transferidos para 853 municípios de Minas Gerais, referentes ao adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O recurso extra foi conseguido após luta da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), por meio dos movimentos municipalistas.
Para as prefeituras do Norte de Minas, como pregou o prefeito Roberto Jairo Torres, de Bocaiuva, esse recurso chegou num momento fundamental para garantir a continuidade dos serviços públicos, como nas áreas de educação e saúde, e o pagamento dos servidores.
Com uma economia baseada em atividades agropecuárias e enfrentando limitações estruturais, os recursos extras ajudam a viabilizar obras, investimentos em educação e saúde e pagamento de servidores.
Comparado ao ano passado, o valor repassado este ano cresceu 15,61%, demonstrando o impacto positivo da atuação municipalista.
Além do repasse de dezembro, os municípios também recebem adicionais de 1% nos meses de julho e setembro, totalizando 25,5% do total arrecadado em um ano.