Foto arquivo: Antigo lixão de Bocaiuva
Clube 91,5 FM
Em reunião, realizada, anteontem (5 de fevereiro), em Montes Claros (MG), representantes de 65 municípios filiados ao Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), discutiram a questão sobre a eliminação dos lixões na região.
No encontro, participaram secretários municipais de Meio Ambiente e Agricultura, e alguns prefeitos, como Miguel Felipe (foto abaixo), prefeito de Joaquim Felício e presidente da Codanorte.

E, na ocasião, foram apresentados os serviços prestados pela Codanorte e discutidos os desafios da nova administração da entidade no quadriênio 2025/2028.
Entre os assuntos pautados, os avanços na área ambiental, como o licenciamento e a fiscalização ambiental municipal; as propostas de encerramento de 42 lixões, com implantação de alternativas sustentáveis, como usinas de triagem e compostagem, construção de aterros sanitários e, ainda, a formulação do Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos.
Na área de desenvolvimento econômico, foi debatida a implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM Codanorte), direcionado para produtos de origem animal e vegetal.