Fonte: Clube 91,5 FM
Os cinco conselheiros tutelares e seus suplentes, eleitos em outubro do ano passado, foram empossados na sexta-feira (9), no auditório da Câmara Municipal de Bocaiuva (MG).
Os efetivos são: Cristiane Pereira Pires, Michelle Fernanda Alves Monteiro, Letícia da Silva Santos, Matheus Felipe Lopes e Fabrício Damas dos Anjos.
Eles vão atuar na defesa e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, e, farão um trabalho em rede com órgãos como Judiciário, Polícia e a Secretaria de Assistência Social. O mandato é de 4 anos, entre 2020 a 2024.
Em entrevista a Clube 91,5 FM, a secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Bocaiuva, Beth Ribeiro, disse que “o conselho tutelar trabalha de forma integrada (em rede) com diversos órgãos, a fim de proporcionar resultados positivos na proteção das crianças e dos adolescentes.”
Em rede
Assim que surja uma ameaça ou violação aos direitos desses menores, o Conselho é acionado para atuar juntamente com o Juizado da Vara da Infância e da Juventude, a Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente, Polícias Militar e Civil, e o Poder Público Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. São casos de denúncias de violência física, psicológica ou sexual, dentre outros.