Antônio Célio
O anúncio, nesta sexta-feira (10 de janeiro) sobre o aumento de registros do sorotipo 3 da dengue, no país, principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Amapá, traz alerta aos municípios aqui do Norte de Minas.
Em Bocaiuva, a população vem sendo orientada a contribuir nas ações preventivas, embora, a situação está sob controle, segundo o coordenador do Núcleo de Endemias e Zoonoses (NEZ), Fabrício Gonçalves.
Durante entrevista à Clube 91,5 FM, Gonçalves ressaltou que “as chuvas estão aí, graças a Deus, mas com ela, também vem a alta transmissão da aedes aegypti.”
Apesar do período sancional que segue até março, no município, as notificações estão fracas, segundo o coordenador do NEZ. Aqui em Bocaiuva, não tem registro, até então, do sorotipo 3 da dengue.
De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação foi registrada principalmente nas últimas quatro semanas de dezembro, conforme resultados de exames laboratoriais, divulgados hoje (10), e testados positivos para a doença.
O cenário preocupa autoridades sanitárias, inclusive do Norte de Minas, diante do período chovoso com clima quente, característico da região, propício para a circulação deste virus.
Detalhes sobre esse assunto no Jornal da Clube, desta sexta-feira (10), ao meio-dia.