Operação contra sonegação fiscal é desencadeada no Norte de Minas.

Por Clube91.5FM


A força-tarefa executa mandatos em Montes Claros/MG, Ponta Grossa/PR e Feira de Santana/BA ao enfrentamento ao esquema responsável por cerca de R$ 6 milhões de reais em fraudes fiscais relacionadas ao ICMS.

Na manhã desta terça-feira, 10 de dezembro, foi iniciada a Operação Transparência com o objetivo de combater fraudes tributárias por uma empresa que atua na distribuição de produtos e serviços para o setor móvel – incluindo painéis de madeira, acabamentos, ferragens e maquinários entre outros.


Além do crime tributário, os investigados podem ser responsabilizados pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

No total, estão sendo cumpridos cinco mandatos de busca e apreensão e dois mandados pessoais nas cidades de Montes Claros/MG, Ponta Grossa/PR e Feira de Santana/BA.

Imagem: Policia Civil & Receita Federal de Minas

Imagem: Policia Civil & Receita Federal de Minas

As ações envolvem residências de empresários, gerentes comerciais e sedes de empresas suspeitas de fraudes. As investigações revelaram que os envolvidos emitiram Documentos Auxiliares da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) falsificados para ocasionar a entrega fictícia de mercadorias em Montes Claros e na região norte de Minas Gerais. Dessa forma, forjaram o registro das operações relacionadas à circulação dessas mercadorias.

Imagem: Policia Civil & Receita Federal de Minas

Além disso, a sonegação tributária causaria prejuízos no mercado ao permitir que as empresas envolvidas negociassem produtos ou serviços a preços mais baixos do que os praticados pela concorrência, ampliando assim sua participação no mercado regional.

A operação é resultado de uma Força-Tarefa atribuída pelo Ministério Público, por meio da 10ª Promotoria de Justiça de Montes Claros. Ela conta com a colaboração do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), da Receita Estadual de Minas Gerais, além das Polícias Militar e Civil na regional do CIRA em Montes Claros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *