Operação da Semad estimula a devolução voluntária de animais silvestres em Curvelo

Fonte: G1 Grande Minas

Animais silvestres criados de maneira irregular em residências podem ser entregues voluntariamente em Curvelo, na região Central. A operação de entrega voluntária é realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) nesta terça-feira (29) e quarta (30).

Animais podem ser entregues nesta terça e quarta na Praça da Estação das 8h às 16h. Objetivo é conscientizar a população sobre a importância da devolução das espécies silvestres ao seu habitat natural.

Uma van está estacionada na Praça da Estação, no Centro, para recolher os animais das 8h às 16h. Eles serão examinados por um veterinário e, depois, vão ser encaminhados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Divinópolis (MG). Segundo a Semad, a expectativa é de que cerca de 40 animais sejam entregues voluntariamente nos dois dias de operação.

“Vamos receber animais da fauna silvestre nativa em situação de cativeiro irregular. Eles serão triados e reabilitados para serem soltos na natureza e poder exercer a sua função ecológica e o seu direito de liberdade. A entrega voluntária é prevista em lei e isenta de qualquer penalidade administrativa. Então, a pessoa não vai receber multa”, disse o gestor ambiental da diretoria regional de fiscalização, André Russo Valério, em entrevista ao Inter TV Notícia.

Ainda de acordo com a Semad, será entregue um documento comprovando a devolução voluntária e o morador também vai receber informações referentes ao local onde será a reabilitação. Os animais mais comuns entregues nestas ações, são as araras, papagaios, periquitos, maritacas, jabutis e pássaros de diversas espécies.

A operação está prevista no Plano Anual de Fiscalização Ambiental da Secretaria e o objetivo é conscientizar a população sobre a importância da devolução das espécies silvestres ao seu habitat natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *