Fonte: G1 Triângulo e Alto Paranaíba
Um jovem de 19 anos, principal suspeito de ser o articulador de repasses de drogas e celulares para detentos do Presídio de Araguari, foi preso durante uma operação realizada na terça-feira (27) pelas polícias Civil, Militar e Penal. Ao todo, na ação, cinco pessoas foram identificadas: outros dois jovens de 24 e 26 anos e dois adolescentes de 14 e 17 anos. Os dois suspeitos maiores de idade também foram encaminhadas ao sistema prisional.
De acordo com a Polícia Civil, as prisões ocorreram em flagrante, durante o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão referentes às propriedades de nove investigados alvos da operação.
Ação foi realizada pelas polícias Civil, Militar e Penal; outras quatro pessoas também foram detidas.
Segundo o delegado Felipe Oliveira Monteiro, apenas nas celas do presídio, os policiais penais encontraram nove aparelhos celulares, além de baterias e carregadores. Nos demais imóveis, foram localizados uma arma de fogo e um simulacro, maconha e uma balança de precisão.
Principal articulador
Ainda segundo o delegado, os inquéritos policiais foram instaurados há cerca de um ano para apurar os fatos e, por meio das investigações, foi possível identificar a liderança do esquema, além de outros envolvidos.
“Conforme apurado, esse investigado aliciava adolescentes para arremessar entorpecentes no interior do presídio. Ele poderá ser responsabilizado por tráfico de drogas, associação criminosa e corrupção de menores”, explicou Monteiro.
Prisões e apreensões
O suspeito de ser o articulador dos repasses de drogas e celulares para o Presídio de Araguari foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Outros dois investigados também foram detidos, sendo um por tráfico de drogas e outro por tentativa de homicídio.
Ainda na operação, dois adolescentes foram apreendidos em flagrante por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. Outra pessoa também foi conduzida à delegacia por uso de drogas, e foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).