PCMG lança programa ‘PCMG por Elas’ em Montes Claros

Clube 91,5 FM

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou, nessa segunda-feira (10/3), em Montes Claros (MG), o programa “PCMG por Elas”, uma iniciativa que visa ampliar e fortalecer as ações de acolhimento, prevenção e enfrentamento da violência contra mulheres e meninas em todo o estado.

O lançamento foi realizado pela chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge Reis, durante evento no prédio da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp).

Ampliação das Políticas de Proteção

O “PCMG por Elas” tem como objetivo estabelecer diretrizes e estratégias institucionais para o acolhimento e a proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade, além de atuar na prevenção e no combate à violência de gênero.

A iniciativa busca aprimorar as políticas institucionais voltadas ao atendimento das vítimas, alinhando-se à Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Durante a solenidade, a delegada-geral Letícia Gamboge destacou a importância do programa para reforçar o compromisso da Polícia Civil no combate à violência contra a mulher.

“Nosso objetivo é reunir todos os projetos institucionais voltados para o atendimento à mulher vítima de violência e também otimizar o eixo de prevenção a esse crime. Estamos trabalhando para que as mulheres possam se sentir seguras e ouvidas”, afirmou Gamboge.

Delegado destaca expressividade do programa

O chefe do 11º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Jurandir Rodrigues, também destacou a relevância do programa para a região.

“A violência contra a mulher é um problema que exige um enfrentamento constante e eficaz. O ‘PCMG por Elas’ é um passo fundamental para fortalecer nossas ações de acolhimento e repressão, garantindo que as vítimas tenham todo o suporte necessário”.

O delegado ainda acrescenta que “essa iniciativa, buscamos oferecer um atendimento cada vez mais especializado e humanizado, além de reforçar o compromisso da Polícia Civil com a segurança da população”, ressaltou Rodrigues.

Plantão Lilás e Atendimento Humanizado

Uma das principais medidas anunciadas é a implantação do Plantão Lilás, que garantirá atendimento humanizado e ininterrupto às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, mesmo fora do horário de funcionamento das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

Dessa forma, as vítimas poderão ser atendidas por videoconferência por uma equipe multidisciplinar especializada da Central Estadual do Plantão Digital, em Montes Claros.

Estrutura e Acolhimento

A PCMG reforçou que o programa se baseia na sistematização de ações institucionais, com levantamento de dados, execução de projetos e monitoramento contínuo para garantir resultados efetivos.

“Estamos promovendo mudanças estruturais para garantir um atendimento mais ágil e eficiente às mulheres que buscam apoio. Esse projeto reflete nosso compromisso com uma polícia mais acessível, moderna e preparada para enfrentar esse desafio”, pontuou a chefe da PCMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *