Fonte: Policia Civil de MG
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu em flagrante, nessa quarta-feira (23/10), o médico que recusou atendimento a um idoso que chegou em estado grave à Unidade de Saúde. O caso ocorreu na UPA Ressaca, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A omissão de socorro teve como resultado a morte do idoso.
De acordo com o Delegado Luciano Guimarães, a autoridade policial que fez o flagrante ontem, Delegado Rodrigo Otoni, entendeu que o médico tinha o dever legal de agir e se omitiu. ¿Essa omissão foi penalmente relevante. Ele não podia deixar de prestar o atendimento. Por isso, vai responder pelo resultado da morte¿, disse o Delegado. Ainda de acordo com o Delegado Luciano, o médico disse que em nenhum momento se recusou a prestar o atendimento. Que, no momento em que o idoso chegou, a UPA se encontrava lotada e ele estava apenas verificando a condição clínica dos outros pacientes para buscar um leito vago para prestar atendimento à vítima.
A Polícia Civil ouviu várias testemunhas, entre elas um médico do Samu, técnicos de enfermagem, policiais militares e outro médico da UPA, e confirmou que o médico se recusou a prestar o atendimento. O médico foi autuado em flagrante e encaminhado ao Sistema Prisional.
O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal para realizar necropsia e verificar a causa morte. O inquérito será encaminhado para a Delegacia Especializada de Homicídios em Contagem para prosseguimento e conclusão das investigações.