Foto: Divulgação/PCMG
Clube 91,5 FM
A Polícia Civil (PC) divulgou hoje (3 de outubro) o balanço da Operação Falsum Facies, deflagrada nesta quinta-feira (02), com o foco de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro, estelionato virtual e extorsão digital em Montes Claros (MG), aqui no Norte do estado.
Durante a ação, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de 17 veículos de luxo, entre carros, motocicletas e até uma moto aquática, além de jóias, dinheiro em espécie, materiais eletrônicos e celulares.
A Justiça ainda determinou o bloqueio judicial de R$ 8.490.261,00 em 14 contas bancárias ligadas aos investigados. Um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, com um revólver e munições.
A investigação da Polícia Civil iniciou em maio deste ano, após a prisão em flagrante de um integrante do grupo.
A partir de análises financeiras minuciosas, os policiais civis rastrearam o fluxo de valores ilícitos, que já movimentaram cerca de R$ 26 milhões.
O grupo chegava a publicar anúncios para recrutar pessoas dispostas a “ceder” contas, com o objetivo de manter a engrenagem criminosa ativa.
Além disso, parte do dinheiro era escoada para empresas de fachada, como uma distribuidora de bebidas e uma loja de moda masculina, utilizadas para dar aparência de legalidade às movimentações financeiras.
Também foram identificadas transações entre pessoas físicas e jurídicas ligadas ao grupo, além da aquisição de bens em nome de terceiros, como forma de dificultar o rastreamento patrimonial.




